terça-feira, 30 de novembro de 2010

Padrões Brasil e-GOV

 

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são instrumentos cada vez mais importantes no desenvolvimento de ferramentas que melhorem a prestação de serviços e a disponibilização de informações primordiais para os cidadãos. A adoção dessas tecnologias permite o aumento da eficácia, da eficiência e da transparência governamental.

A adoção de meios eletrônicos para a prestação dos serviços governamentais exige que sítios e portais desenvolvidos e mantidos pela administração pública sejam fáceis de usar, relevantes e efetivos. Somente por meio da eficiência é possível aumentar a satisfação dos usuários de serviços eletrônicos e conquistar gradativamente uma parcela cada vez maior da população.
É, portanto, responsabilidade da administração pública oferecer ao cidadão a melhor experiência possível de acesso ao governo eletrônico, respeitando inclusive, as particularidades da população atingida.
Os Padrões Brasil e-Gov são recomendações de boas práticas agrupadas em formato de cartilhas com o objetivo de aprimorar a comunicação e o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do Governo Federal.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Enc: Os avanços tecnológicos na gestão de processos de governo



--- Em qui, 18/11/10, cgnascimento@desenbahia.ba.gov.br <cgnascimento@desenbahia.ba.gov.br> escreveu:

De: cgnascimento@desenbahia.ba.gov.br <cgnascimento@desenbahia.ba.gov.br>
Assunto: Enc: Os avanços tecnológicos na gestão de processos de governo
Para: cazildete@yahoo.com.br
Data: Quinta-feira, 18 de Novembro de 2010, 13:07


----- Repassado por Cazildete Barbosa Goes Nascimento/UDA/GSA/DAF/Desenbahia em 18/11/2010 12:06 -----
"Instituto de Governo Eletrônico - iGov" <newsletter@smtp.uni.upmailer.com.br>
12/11/2010 19:34
Favor responder a
newsletter@smtp.uni.upmailer.com.br

Para
uda@desenbahia.ba.gov.br
cc
Assunto
Os avanços tecnológicos na gestão de processos de governo





Quer visualizar este email no navegador?
no. 32 | novembro, 2010

 
 
 
 



Loja Estudos e instrumentos de aplicação para e-Gov na loja Unicomm Knowledge

Estudo
Arquiteturas para
Integração de Processos em Governo
Um estudo aprofundado sobre metodologias e abordagens tecnológicas para otimizar, integrar e automatizar processos governamentais, desenvolvido por especialistas que participaram de cases de sucesso, apresentados também aqui.
Veja
Instrumentos de Aplicação
Otimização de Processos de Alto Impacto em Ambiente de Governo
Este guia foi desenvolvido para capacitar administradores públicos a reestruturar processos de governo em função dos objetivos estratégicos, mostrando os benefícios que a otimização de processos alcança em prazos, custos, sincronização e orientação à sociedade.
Veja
Estudo
O Uso de BRM - Business Rules Management e Agentes Inteligentes em Processos de Governo
Este estudo faz uma projeção do uso de BRM - Business Rules Management orientado ao ambiente do governo e apresenta as melhores possibilidades de relação entre regras e processos de governo específicos. Mostra também o seu trabalho conjunto com inteligência de governo.
Veja


Processos de Governo
Os avanços tecnológicos na gestão de processos de governo
Governos de todo o mundo convivem hoje com o desafio de promover a inovação na construção de uma gestão mais eficiente. Por isto, a exigência de fazer mais e melhor tem motivado a revisão dos modelos adotados para a implantação e uso das TICs na administração pública nas últimas décadas.
De uma sociedade baseada em recursos materiais e humanos, operando sob o forte domínio do capital, em ambientes de fronteira fechada, estamos evoluindo rapidamente para uma nova era baseada na desfronteirização, isto é, na quebra de fronteiras entre organizações, inclusive as governamentais, além das fronteiras entre organizações de um mesmo setor.
Os processos se tornam cada vez mais complexos, na medida em que se ampliam as malhas de conexões. Estes processos se alteram continuamente para atender a novas demandas e a mudanças no corpo de conhecimentos com os quais uma organização trabalha e, ainda mais importante, as mudanças de relacionamento da organização...

Outros artigos
Web 2.0, Web 3.0 e as oportunidades para o governo
Na primeira parte deste artigo, apresentamos uma visão geral das motivações, objetivos e esforços para realizar o Projeto Gestão Integrada. Aqui vamos expor a abordagem estratégica utilizada na concepção do modelo de interoperabilidade entre os sistemas de controle público do Estado de São Paulo e seus municípios, alvo desta inédita iniciativa.
Leia

Projeto Gestão Integrada: o modelo de interoperabilidade (parte 2)
Na primeira parte deste artigo, apresentamos uma visão geral das motivações, objetivos e esforços para realizar o Projeto Gestão Integrada. Aqui vamos expor a abordagem estratégica utilizada na concepção do modelo de interoperabilidade entre os sistemas de controle público do Estado de São Paulo e seus municípios, alvo desta inédita iniciativa.
Leia

Rankings de e-Gov no mundo em 2010 as iniciativas globais – parte 2
Na primeira parte deste artigo, mostramos iniciativas de e-gov nos cinco continentes que mereceram a atenção da United Nations E-Government Survey 2010. Aqui vamos considerar mais detalhadamente o desenvolvimento em e-Serviços que estão sendo implantadas pelo mundo.
Leia


Visite o site da TI:Gov e leia outros artigos.
igov@igov.com.br
Compartilhe:      Delicious    Digg Siga-nos:
O Instituto de Governo Eletrônico (iGov) é a unidade da Unicomm voltada para governo eletrônico A Unicomm é parceira da Sopera como membro estratégico da Eclipse Foundation - a mais importante iniciativa mundial em novas arquiteturas orientadas a serviços (SOA).

©2010 Instituto de Governo Eletrônico  |  Website  |  Portal Unicomm
Todos os direitos reservados. Av. Ibirapuera, 2.120 # cj. 21 | São Paulo, SP | Brasil
Fones (11) 5051.7333 / 0800 725 99 09 | Email
igov@igov.com.br  |  Práticas  |  Remova  |  Assine
(ou solicite remoção pelo email cancelar_mailing@igov.com.br)

Veja no browser  se tiver dificuldades para visualizar este email.




 



----------------------
AVISO LEGAL
Esta mensagem é destinada exclusivamente para a(s) pessoa(s) à(s) qual(is) é dirigida, podendo conter informação confidencial e/ou legalmente privilegiada. Se você não for destinatário desta mensagem, desde já fica notificado de abster-se a divulgar, copiar, distribuir, examinar ou, de qualquer forma, utilizar a informação contida nesta mensagem. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, pedimos que nos retorne este E-Mail, promovendo, desde logo, a eliminação do seu conteúdo em sua base de dados, registros ou sistema de controle. Fica desprovida de eficácia e validade a mensagem que contiver vínculos obrigacionais, expedida por quem não detenha poderes de representação.
----------------------

 

Enc: Planos Estratégicos de TI para Governo: atendendo a IN-4 do Governo Federal



--- Em qua, 24/11/10, cgnascimento@desenbahia.ba.gov.br <cgnascimento@desenbahia.ba.gov.br> escreveu:

De: cgnascimento@desenbahia.ba.gov.br <cgnascimento@desenbahia.ba.gov.br>
Assunto: Enc: Planos Estratégicos de TI para Governo: atendendo a IN-4 do Governo Federal
Para: cazildete@yahoo.com.br
Data: Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010, 13:46


----- Repassado por Cazildete Barbosa Goes Nascimento/UDA/GSA/DAF/Desenbahia em 24/11/2010 12:45 -----
"Instituto de Governo Eletrônico - iGov" <newsletter@smtp.uni.upmailer.com.br>
24/11/2010 05:30
Favor responder a
newsletter@smtp.uni.upmailer.com.br

Para
uda@desenbahia.ba.gov.br
cc
Assunto
Planos Estratégicos de TI para Governo: atendendo a IN-4 do Governo Federal




Ver no navegador

Este roteiro de capacitação orienta a adequação do Plano Diretor de TI e suas contratações à IN-4 (Instrução Normativa 04-2008) por órgãos públicos brasileiros.


Planos Estratégicos de TI para Governo: atendendo a IN-4 do Governo Federal
A instrução normativa IN4 visa aperfeiçoar o processo de contratação de serviços de TI pelo Governo, auxiliando os gestores a fazerem boas contratações de TI, e alinhar os objetivos de Tecnologia da Informação com os planos estratégicos da administração. Este roteiro de capacitação apresenta detalhes da instrução normativa IN-4 quanto à realização do plano diretor de TI e como contratar TI para os órgãos públicos brasileiros.

Roteiro de capacitação para plano diretor e contratação de TI no governo
A instrução normativa IN4, criada pela SLTI - Secretaria de Logística e Tecnologia de Informação do Ministério do Planejamento (Governo Federal) foi assinada em 2008, e sua formulação visa aperfeiçoar o processo de contratação de serviços de TI pelo Governo Federal, auxiliando os gestores a fazerem boas contratações de TI, e alinhar os objetivos de Tecnologia da Informação com os planos estratégicos da administração.
A norma trouxe importantes mudanças quanto à governança, atributos, hierarquias, formas de contratação e tipos de soluções de TI para Administração Direta, Autarquias e Fundações do governo, o que torna de essencial importância para estes órgãos ter todo o conhecimento necessário para se conformar à nova instrução.
Plano Diretor de TI:
Ao alcançar uma visão total do ambiente de Tecnologia da Informação por meio de um Plano Diretor ideal, governos ganham o controle e instrumentos adequados para gerenciar o seu ritmo de investimentos e retornos.
Com um grau de presença e complexidade cada vez maior em melhores práticas, normas do governo, normas internacionais de qualidade, modelos de gestão de TI e de negócios, abordagens tecnológicas, certificações, além das diversas soluções, aumenta cada vez mais a importância, por sua vez, do planejamento específico do conjunto de investimentos em TI nos cenários em que a organização se encontra e os que pretende alcançar.
Este roteiro de capacitação foi desenvolvido por especialistas que reúnem uma considerável experiência em consultoria para planejamento público em TI ao longo das duas últimas décadas, tendo atendido à administração pública e à dezenas de empresas públicas e privadas de todos os portes e no diagnóstico, planejamento e implantação de Planos Diretores de TI.
Com esse instrumento de aplicação, governos recebem orientação especializada para a análise, estudo, planejamento e implantação de Planos Diretores de TI e uso das tecnologias mais adequadas às operações da administração pública, de modo a torná-la mais eficaz, por consultores de notável conhecimento e experiência em planos estratégicos de TI para a área pública.
 

Planos Estratégicos de TI para Governo:
atendendo a IN-4 do Governo Federal
  • Roteiro de capacitação:
    - A instrução normativa IN-4: características essenciais e objetivos
    - Melhores práticas / Modelos de gestão de TI e de negócios
    - Certificações e normas internacionais de qualidade
    - Planejamento estratégico da TI: novos padrões de alinhamento e interoperabilidade
    - Plano diretor de TI
    - O planejamento e o processo de contratações de TI e o atendimento às normas
    - Processo de elaboração de projetos para a contratação de serviço de TI
    - Normas para seleção do fornecedor e aquisição de soluções de TI
    - Análise de viabilidade da contratação / Avaliação das necessidades / Motivação da Contratação / Estratégia de Contratação / Análise de riscos
    - Especificação dos requisitos / Identificação das soluções / Justificativas da decisão por contratação tecnológica
    - Plano de gestão e execução do projeto
    - Termos e gestão contratual
    - Monitoramento da Execução
    - Governança, atributos, hierarquias e controle da TI
    - Roteiro de criação e execução de plano diretor e contratação de TI por órgãos públicos

Outsourcing de Processos de Negócios (BPO - Business Process Outsourcing)
TIPO DE PRODUTO: ( X ) Instrumento de Aplicação    ( ) Estudo Técnico
ABORDA:  plano diretor de TI, Instrução Normativa 04-2008, planejamento de TI governamental, planejamento estratégico do governo
RECOMENDADO PARA : gestores e agentes de governo em planejamento estratégico público, diretores de TI na área pública
FORMATO DO PRODUTO : Freemind / PDF / DOC / planilhas (download ou DVD box)


Volume (número de páginas / telas)
Páginas técnicas/ conceituais Análises
aplicadas
Roteiros de
trabalho
Outras
250 - 180 120


Peça o guia »
R$ 580,00 (em 3x). Seus dados pessoais estão protegidos numa transação de comércio eletrônico segura. »

 COMPRAR »


Veja também:


Otimização de Processos de Alto Impacto em Ambiente de Governo
Implantação de BPM (Business Process Management) em Governo
Usos Estratégicos de Tecnologia da Informação e Comunicação em Governo

TI:Gov é o banco de conhecimentos do
iGov - Instituto de Governo Eletrônico.

Assine os feeds.

! Instrumento de aplicação foi concebido para prover conhecimento estratégico para a gestão do governo
Planos Estratégicos de TI para Governo: atendendo a IN-4 do Governo Federal é um guia detalhado para capacitar agentes públicos nas áreas de planejamento e tecnologia da informação a conceber e executar o melhor plano diretor de TI e contratação tecnológica visando o atendimento da instrução normativa IN-4. Provê uma extensa variedade de informação e ferramentas, desenvolvido com informação detalhada e roteiros de aplicação prática, onde você encontra:
Metodologia para planejar, avaliar e implantar planos diretores e contratar TI para atender ao IN-4 e aos objetivos estratégicos do governo
Tarefas detalhadas e passo-a-passo para cada fase do planejamento e seleção da TI pública
Recursos para mantê-lo muito bem atualizado em uso estratégico de TI no governo
Ferramentas interativas e templates para ajudá-lo a completar eficientemente o roteiro de planejamento, contratação e atendimento à instrução normativa IN-4

Interativo e fácil de usar: a vantagem de Planos Estratégicos de TI para Governo: atendendo a IN-4 do Governo Federal é o método interativo que guia você através de todo o aprendizado de planejamento e contratação de TI, e atendimento ao IN-4. A cada passo, o guia segue links para as ferramentas, planilhas, imagens e templates apropriados. Documente necessidades, calcule benefícios, e apresente informações críticas para o planejamento estratégico do governo.
O iGov trabalha com foco em soluções para o setor público capazes de proporcionar ganhos significativos na gestão, operações, custos, agilidade, transparência e melhor atendimento à sociedade.
Unicomm Knowledge é a área da Unicomm voltada para o desenvolvimento de instrumentos de aplicação com modelos passo-a-passo em implementação de TI e estratégias tecnológicas de negócios. Portal Unicomm »


Compartilhe:      Delicious    Digg Siga-nos:
O Instituto de Governo Eletrônico (iGov) é a unidade da Unicomm voltada para governo eletrônico. A Unicomm é parceira da Sopera como membro estratégico da Eclipse Foundation - a mais importante iniciativa mundial em novas arquiteturas orientadas a serviços (SOA).

©2010 Instituto de Governo Eletrônico  |  Website  |  Portal Unicomm
Todos os direitos reservados. Av. Ibirapuera, 2.120 # cj. 21 | São Paulo, SP | Brasil
Fones (11) 5051.7333 / 0800 725 99 09 | Email
igov@igov.com.br  |  Práticas  |  Remova  |  Assine
(ou solicite remoção pelo email cancelar_mailing@igov.com.br)

Veja no browser  se tiver dificuldades para visualizar este email.




----------------------
AVISO LEGAL
Esta mensagem é destinada exclusivamente para a(s) pessoa(s) à(s) qual(is) é dirigida, podendo conter informação confidencial e/ou legalmente privilegiada. Se você não for destinatário desta mensagem, desde já fica notificado de abster-se a divulgar, copiar, distribuir, examinar ou, de qualquer forma, utilizar a informação contida nesta mensagem. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, pedimos que nos retorne este E-Mail, promovendo, desde logo, a eliminação do seu conteúdo em sua base de dados, registros ou sistema de controle. Fica desprovida de eficácia e validade a mensagem que contiver vínculos obrigacionais, expedida por quem não detenha poderes de representação.
----------------------

 

Acesso ao MAT115- Aula Prática Cazildete

Para ler o MAT115-Aula Prática Cazildete, acesse o link abaixo:
Boa leitura,
Cazil.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Portal Brasil

BibliotecaVirtual da FAPESP

Tanto no âmbito acadêmico como nos fóruns internacionais vem se discutindo a enorme importância que as ações em relação à Economia digital teriam para os países em desenvolvimento, e fundamentalmente o papel das Políticas governamentais como alavancadoras deste desenvolvimento. Umas das ações mais concretas são as de construção de governo eletrônnico.